Oi geente, tudo bem com vocês?

Hoje resolvi começar a usar minha tag #geekstuff por aqui, afinal não tenho como negar meu lado nerd de ser.

Me interesso muito por assuntos relacionados a neurociência e afins. Por exemplo, acho super interessante saber como o nosso cérebro funciona ou como nós reagimos a certas coisas ou situações. Então, quando li este estudo que é o tema do post, achei super bacana e resolvi compartilhar com vocês!!

musica-para-ficar-feliz

Todos gostamos de alguma música. Afinal, quem não gosta, né?!

O campo da ciência neural entrou com tudo no assunto e decidiu investigar o “por que” da paixão das pessoas pela música. O estudo acabou tomando outro rumo, e o grupo de pesquisadores resolveu analisar a influência da música no cérebro das pessoas.

Como resultado, os cientistas listaram um “top 14″ com as músicas que mais são capazes de melhorar o humor das pessoas. #yay

Revelling Pups

O neurocientista Dr. Jack Lewis foi o pesquisador responsável pela pesquisa e, além de ser doutor, possui PhD (último e mais alto título acadêmico) na área. Dá pra notar que o cara sabe do que tá falando.

Em sua pesquisa, Dr. Lewis utilizou o já conhecido serviço de streaming de músicas rara.com e a influência apresentada no cérebro de cada um dos usuários do serviço, diferenciando-os de acordo com o estilo musical que os mesmos escutavam.

O neurocientista pôde então traçar o “perfil feliz” da música, que é capaz de transmitir a sensação de alegria e tranquilidade para o ouvinte. Esse perfil é composto de um vocal suavemente agudo e de uma melodia rápida e previsível (isso explica porque os sertanejos brasileiros com 2 estrofes fazem tanto sucesso).

musicas-felizes

Essas músicas são capazes de estimular as regiões do cérebro responsáveis pelo prazer, satisfação e emoção.

Alguns estudos desencadeados deste comprovam, inclusive, que escutar essas músicas enquanto se pratica exercícios físicos ajuda na queima de calorias. A lista de músicas é a seguinte:

– Sexy Dancer (Prince)

– Let The Good Times Roll (BB King)

– Surfing USA (Beach Boys)

– Victory (Curtis Mayfield)

– Three Little Birds (Bob Marley)

– Got My Mojo Working (Muddy Waters)

– Sunny (Boney M.)

– I Believe In a Thing called Love (The Darkness)

– Take Your Mama (Scissor Sisters)

– Hey Ya (Outkast)

– Mingi Mingi (Norman Jay)

– Harder Better Faster (Daft Punk)

– Moving on Up (M People)

– 1812 Overture (Tchaikovsky)

 

Desta lista a minha preferida é esta aqui, olha só…

Segundo os cientistas, ouvir as músicas dessa lista pode ser tão prazeroso quanto praticar sexo ou comer uma deliciosa barra de chocolate. Juro que vou testar uma por uma! hihihi

Logicamente o cientista que realizou a pesquisa é americano, então não vemos músicas brasileiras ou em português aqui. Mas claro, tenho certeza que poderíamos listar váaaaarias!

musicas-alegres

Este estudo ainda comprovou que na maioria dos casos em que um outro tipo de música conseguiu estimular partes do cérebro responsáveis pela felicidade, as músicas remetiam a um fato importante da vida de quem a escutava (a música de um primeiro encontro, da sua infância ou algo semelhante). Legal né?!

E pra vocês girls? Qual o top 10 (ou top 14) de vocês?

 

Beijinhos,
Lelê

Assinatura-lele

Comentários

comentários

Deixe um comentário

Written by Lelê Gianetti
Brazilian blogger | Life's enthusiast | Photo lover | Dreamer | Reading addicted | Dentist.