Comprar é divertido e é uma ótima maneira de atualizar o guarda-roupa / closet e garantir aquela dose a mais de estilo e tudo mais. Mas, antes de sair por aí comprando toda peça que apareça na sua frente, há algumas coisas que você precisa considerar para ter certeza de que vai realmente usufruir bem daquilo que comprou. 

dicas o que penasr antes de comprar mais roupas moda consciente 10

Já faz algum tempo eu tenho tentado desenvolver e usar estratégias que me levem a um consumo mais consciente e uma moda mais renovável, por isso a minha ideia é fazer uma série de posts que deem algumas dicas neste sentido. Inclusive, antes desse aqui, falei sobre como fazer um detox no guarda-roupa… vocês viram (AQUI)?

Enfim, neste post, resolvi separar 4 dicas sobre algumas coisinhas que temos que considerar antes de sair comprando tudo por aí, enchendo o armário e continuando com aquela sensação de que não temos nada para usar.

Na verdade, são quatro perguntas que nós devemos fazer para nós mesmas e refletir sobre a resposta. Olha só:

 

1. Quantas peças do meu guarda-roupa posso combinar com isso que vou comprar?

Sempre há aquelas peças clássicas atemporais que garantem um benefício vitalício.

??????????????????????????????????

Na hora de comprar, tenha em mente a peça que você vai adquirir. Garanta que ela seja versátil e pense que você irá trabalhar ela junto com o seu guarda-roupa pré-existente.

Se você precisar comprar várias outras peças para usar com a nova aquisição, então não é um bom negócio! O ideal é que o novo item combine com pelo menos 3 a 5 outras peças de roupa que você já possui.

A chave é: atualize seus conceitos básicos de forma estratégica.

 

2. Será que esta roupa vai “funcionar” por mais de uma estação/temporada?

Algumas peças para meados do verão ou apenas para o inverno mais rígido… embora elas devam estar em seu guarda-roupa, você não quer um guarda-roupa cheio de peças “limitadas”, né?”

dicas o que penasr antes de comprar mais roupas moda consciente 6

Assim, é importante manter a maioria do seu closet bastante trans-sazonal. Isto irá permitir que você aproveite melhor o que possui e use mais as roupas que já possui. Consequentemente, um melhor custo-benefício por peça será obtido.

Por exemplo, antes de investir em mil tops cropped, vestidos florais retro e super casacos, saiba primeiro quantas vezes você poderá usá-los e se você ainda poderá combiná-los com camadas para quando a estação mudar.

 

3. Será que essa roupa me veste para diversas ocasiões?

Quanto mais simples a peça, mais fácil é vestir-se para “mais” ou para “menos”, dependendo da ocasião.

dicas o que penasr antes de comprar mais roupas moda consciente 3

Uma peça mais versátil é aquela que é coringa no seu guarda-roupa e que vale cada centavo do seu investimento.

Roupas que vão desde o trabalho até uma festa, mudando apenas o calçado e os acessórios, são opções incríveis e super democráticas!

 

4. Eu já possuo uma peça igual ou algo semelhante que uso o tempo todo?

Comprar uma peça semelhante à alguma roupa que você já possui e usa muito, dependendo do que for, pode até ser uma boa escolha. Portanto, o investimento vale a pena.

dicas o que penasr antes de comprar mais roupas moda consciente 4

No entanto, não precisamos repetir aquele famoso “mais do mesmo” no nosso guarda-roupa. Evite ter tipo 8 “réplicas” de uma mesma peça, só mudando a cor.

Não há nenhum ponto positivo em comprar a mesma roupa que é a literalmente “a mesma”. A única situação em que isto faz sentido é caso você tenha que substituir um favorito que está desgastado.

Assim, um item ou outro que tenha um corte semelhante, um tecido confortável ou que seja na cor favorita (e que faz você se sentir bem) até passa. Mas, tome cuidado para não ficar na mesmice… muitas vezes, parece que estamos sempre com a mesma cara, sabe? 

dicas o que penasr antes de comprar mais roupas moda consciente 5

 

Observação (para contar um desabafo): Logo que comecei a trabalhar com dentista quase 10 anos atrás, eu era apaixonada por matas da Zara, aquelas com gola V e com botões frontais. Por muito tempo (muito mesmo!) eu comprei várias, de todas as cores.

E aí, fiquei com essa mania, que aliás peguei um pouco da minha sogra, de comprar várias peças de cores diferentes de um mesmo item quando eu gostava muito dele. Quando me dei conta, sempre parecia que eu estava com o mesmo look. 🙁

Enfim, hoje em dia, cada vez que arrumo o meu guarda-roupa, tiro várias peças e faço doações, desapegos e etc… faço de um tudo. E ainda tenho mais de 20. O fato é: lição totalmente aprendida!)

Amores, espero que vocês tenham gostado do post e me contem as aventuras de consumismo de vocês. Afinal, eu preciso de um consolo para não achar que só eu era a “loka” do guarda-roupa repetido! hahaha 😛

Beijinhos,

Assinatura-lele

Comentários

comentários

Share:

Deixe um comentário

Written by Lelê Gianetti
Brazilian blogger | Life's enthusiast | Photo lover | Dreamer | Reading addicted | Dentist.