Com o aumento da temperatura, as gestantes precisam ter mais atenção com a saúde e com a alimentação, pois qualquer imprudência pode representar alguma alteração no funcionamento do organismo.

Gestantes Dicas para Curtir o Verão sem Descuidar da Alimentação lele gianetti

Separei algumas dicas muito legais da nutricionista da Pro Matre Paulista, Luciana da Costa, com orientações para que a grávida tenha uma alimentação bem variada e colorida neste verão, incluindo cereais integrais, frutas, legumes e verduras, carnes, leite e derivados… isto além de dar preferência à água e para os sucos.

almimentação gravidas gestantes no verao (5)

Como as altas temperaturas facilitam a desidratação, é importante ficar de olho na ingestão de líquidos, sempre bebendo muita água para manter a hidratação.

Outro cuidado essencial é em relação à ingestão de bebidas como refrigerantes e cervejas. O valor calórico é altíssimo e gestantes e lactantes não devem consumir bebidas alcoólicas, pois pode ser prejudicial ao bebê.

almimentação gravidas gestantes no verao (3)

Nas refeições, é melhor optar por pratos frescos e ingredientes cozidos. Alimentos que não foram refrigerados, como saladas e maioneses, ou que ficaram muito tempo fora da geladeira, devem ser evitados.

Colocar gelo nas bebidas também ajuda a refrescar, mas é bom evitar consumi-los em locais públicos, pois eles nem sempre são armazenados da maneira correta e podem aumentar o risco de contaminação de doenças. Outro ponto essencial é o cuidado com a higienização dos alimentos antes de consumi-los, especialmente as frutas, legumes e verduras.

almimentação gravidas gestantes no verao (2)

Nessa época do ano, também é importante estabelecer um horário para comer, pois com as idas frequentes à praia, é muito comum passarmos horas apenas petiscando, gerando um consumo excessivo de calorias. O ideal é planejarmos as refeições e levarmos potinhos com frutas e lanchinhos naturais.

Ah, e para as grávidas que não conseguem abrir mão de um bom doce, é possível substituir as guloseimas mais calóricas por gelatinas feitas com frutas, que são ótimas opções de sobremesa.

Doce de Abacaxi

Uma boa sugestão é preparar a gelatina de abacaxi conforme as instruções da embalagem e bater com iogurte desnatado. Aí, picamos o abacaxi em calda e colocamos em taças, completando com a gelatina batida com iogurte. Então, é só colocar para gelar… fica uma delícia, é refrescante e muito mais saudável.

Espero que tenham gostado das dicas amores!

Beijinhos,

Assinatura-lele

Comentários

comentários

Deixe um comentário

Written by Lelê Gianetti
Brazilian blogger | Life's enthusiast | Photo lover | Dreamer | Reading addicted | Dentist.