A técnica de jejum intermitente vem ganhando cada vez mais destaque  nos últimos tempos e é motivo de preocupação e discussão entre profissionais da área de nutrição e saúde, bem como entre os amadores e adeptos de dietas e métodos para perder peso.

jejum intermitente é saudavel

Uma das grandes perguntas que pairam sob o assunto é: o jejum intermitente é saudável? O meu colaborador Matheus Bertoluci foi atrás do que vários estudiosos têm a dizer sobre o assunto e a resposta vai surpreender você.

Mas antes, quero destacar também um outro post que a colunista aqui do blog Bella Russo fez sobre o assunto onde, como profissional da área fitness, ela explicou e detalhou os benefícios do jejum intermitente (veja AQUI).

 

Entendendo o que é o jejum intermitente

O jejum intermitente é um método, não uma dieta, que consiste em intercalar períodos de alimentação com períodos de jejum completo. A ideia é fazer o corpo utilizar seu estoque de gordura durante o período de jejum e, assim, perder massa gorda.

Há diversos padrões diferentes de jejum intermitente, e se você está pensandp em adotar qualquer um deles, é imprescindível que converse com um profissional capacitado para lhe instruir, seja um nutricionista ou um endocrinologista. E claro, leia este post até o final para ter certeza de que o jejum intermitente é saudável para você. 😉

jejum intermitente tudo o que voce precisa saber 0

Os padrões mais comuns são:

 

12 horas

Consiste em passar metade do dia (12 horas completas) sem comer. Nesse período, costuma-se incluir as 8 horas (recomendadas) de sono. Assim, a ideia é fazer 3 refeições ao longo do dia e ficar, por exemplo, das 21h de um dia até às 9h do dia seguinte sem comer nada.

 

Sistema Leangains

Desenvolvido por Martin Berkhan, especialista sueco em jejum intermitente, o método consiste em passar 16 horas sem se alimentar. Nas 8 horas restantes, você pode fazer de 2 a 3 refeições.

 

Coma quando sentir muita fome

Ao optar por esse método, você deverá comer apenas quando sentir muita fome. Para segui-lo, você deverá consumir alimentos capazes de saciá-lo por mais tempo, como é o caso das proteínas, legumes, verduras e fibras.

 

Protocolo “Coma – Pare – Coma”

Adaptar-se a esse método é mais difícil. O protocolo “Coma – Pare – Coma” consiste em escolher um ou dois dias da semana para ficar em completo jejum. Nos dias escolhidos, é permitido fazer apenas uma refeição. Você só poderá comer de novo no dia seguinte, no mesmo horário.

 

Características comuns de todos os padrões de jejum intermitente

  • É necessário tomar muita água, especialmente durante os períodos de jejum, para manter o corpo hidratado.
  • Você deve respeitar as “janelas de alimentação” e as “janelas de jejum” de acordo com o padrão escolhido.
  • Recomenda-se evitar a ingestão de alimentos ricos em calorias como carboidratos e alguns suplementos.

jejum intermitente tudo o que voce precisa saber 2

 

Atenção!

De um modo geral, os homens suportam períodos de jejum maiores do que as mulheres, isto porque eles possuem maior quantidade de massa muscular e, portanto, maior reserva de glicogênio, fonte de energia que se armazena nos músculos e também é utilizada pelo corpo durante os períodos sem se alimentar – assim como a gordura.

Por esse motivo, especialistas recomendam que mulheres façam janelas de jejum de, no máximo, 12 horas. Já os homens podem estender esse período para 14 ou 16 horas sem riscos.

 

O que comer ao adotar o jejum intermitente?

Antes de descobrir se o jejum intermitente é saudável para você, vamos falar um pouco sobre os alimentos que devem estar no seu cardápio e sobre aqueles que você deve evitar se resolver seguir esse padrão de alimentação.

Vai fazer jejum intermitente? Abuse de:

  • Proteínas com pouco teor de gordura;
  • Legumes e verduras;
  • Frutas (preferencialmente, com casca sempre que possível);
  • Cereais integrais (arroz e pães integrais);
  • Tubérculos (batata doce, mandioca, inhame e cará).

 

Fique longe de:

  • Cereais refinados (arroz branco, pão branco e massas em geral);
  • Alimentos processados ou industrializados;
  • Doces e demais alimentos ricos em açúcar.

jejum intermitente tudo o que voce precisa saber 3

 

Qualquer pessoa pode fazer jejum intermitente?

Não! Ficar horas sem se alimentar não é uma prática indicada para todas as pessoas. Dependendo de suas condições de saúde, você jamais poderá aderir à técnica do jejum intermitente.

 

Mas afinal, o jejum intermitente é saudável?

O jejum intermitente é saudável somente se você:

– NÃO usar medicamentos para resistência à insulina

Se você toma qualquer tipo de remédio para resistência à insulina, não pode ficar muito tempo sem se alimentar sob o risco de ter hipoglicemia. Isso acontece quando o nível de açúcar no seu sangue cai e pode levar a perda de consciência parcial, desmaios e até convulsões em quadros mais graves.

 

– NÃO possuir qualquer tipo de doença crônica

Medicamentos para controle de doenças crônicas como, por exemplo, a hipertensão, podem alterar seu metabolismo. Nesses casos, ficar sem comer por muito tempo pode levar à hipoglicemia como no caso anterior. Conclui-se, então, que esse tipo de método de alimentação não é indicado para quem tem doenças crônicas.

 

– NÃO estiver grávida ou amamentando

Durante a gravidez, a mulher precisa de muito mais nutrientes para que seu bebê se desenvolva da melhor forma possível. Durante a lactação, também é necessário ingerir uma maior quantidade de nutrientes. Sendo assim, o jejum intermitente não é indicado para grávidas e lactantes. A adoção deste método nesses períodos pode causar desmaios e interferir negativamente na saúde do bebê.

 

– NÃO for uma criança ou um adolescente

Durante a infância e a adolescência é que ocorre a chamada “fase de desenvolvimento”. Assim como os bebês, crianças e adolescentes precisam de uma maior quantidade de nutrientes. Seguir um método de jejum prolongado nesta fase da vida pode levar à um desenvolvimento inadequado com risco de que problemas mais sérios sejam desenvolvidos, como transtornos alimentares e anorexia.

jejum intermitente tudo o que voce precisa saber 4

 

Considerações finais

Se você não pertence a nenhum desses grupos, é muito provável que o jejum intermitente seja saudável para você, mas nós ressaltamos que é vital consultar um médico para verificar detalhadamente suas condições de saúde antes de adotar o método. Além disso, também é necessário avaliar o seu perfil psicológico para determinar a melhor abordagem e, portanto, os melhores resultados.

Assim, concluímos que o jejum intermitente é saudável, mas há muitas exceções e elas devem ser sempre respeitadas. Se o método for adotado sem supervisão médica, você pode ter problemas graves como desidratação, fraquezas constantes, dificuldades para se concentrar e até desnutrição a médio e longo prazo.

Lembre-se: saúde é assunto delicado e deve ser tratado com seriedade. Consulte um médico para certificar-se de que o jejum intermitente é saudável para você!

jejum intermitente tudo o que voce precisa saber 5

E aí amores, o que acharam desse guest post do Matheus? Como ele disse, se você tem vontade de tentar algum dos métodos do jejum intermitente, mesmo após ler todo o conteúdo aqui, é fundamental que você procure um profissional para te orientar! 😉

Ah, e se você também quiser ter um post seu publicado aqui no meu blog, é só me mandar um e-mail para lele@ityourself.com.br.

Beijinhos,

Assinatura-lele

Comentários

comentários

Deixe um comentário

Written by Lelê Gianetti
Brazilian blogger | Life's enthusiast | Photo lover | Dreamer | Reading addicted | Dentist.