Hoje vou falar sobre um tema que costuma ser uma pergunta comum dentro do público feminino e explicar a diferença entre alguns dos produtos mais comentados e usados para a pele. dra renata cini dermatologista

 

A indústria cosmética lança tantos produtos que, às vezes, nós nos perdemos em meio a tantas novidades.

A minha ideia com este post é ajudar à esclarecer uma dúvida constante entre as mulheres: Qual a diferença entre água micelar, água termal, tônico, adstringente e demaquilante?

diferenças demaquilante tonicos adstringente agua termal agua micelar dermatologista dra renata cini (3)

Então, vamos as diferenças entre esses 5 produtos:

 

Demaquilantes

Os demaquilantes já são velhos conhecidos do público. Eles foram desenvolvidos especialmente para facilitar a retirada da maquiagem, sobretudo dos produtos à prova d’água e para a área dos olhos, como o lápis e o rímel.

A maioria destes produtos são bifásicos (com fase água e óleo) ou são cremes, o que facilita a dissolução e a retirada das maquiagens mais resistentes.

Por serem levemente oleosos, eles não são uma boa opção para o uso diário no rosto todo, especialmente se você tiver pele oleosa. Isto pois, os produtos podem deixar a pele pesada ou obstruir os poros. diferenças demaquilante tonicos adstringente agua termal agua micelar dermatologista dra renata cini (1)

 

 

Tônicos

As loções tônicas têm a função de completar a limpeza da pele, sobretudo das oleosas e acneicas.

Elas podem ter componentes anti-oleosidade na composição, como extrato de hamamélis, calêndula e mentol, ou componentes levemente hidratantes, como o extrato de Aloe Vera e Alantoina.

Algumas também podem conter uma concentração de álcool, o que pode fazer com que a pele fique desidratada e causar até um rebote na oleosidade, além de desequilibrar o PH natural. diferenças demaquilante tonicos adstringente agua termal agua micelar dermatologista dra renata cini (2)

 

 

Adstringente

Os adstringentes também têm a função de fazer a limpeza da pele, assim como os tônicos.

Eles podem conter substâncias como ácido glicólico ou ácido salicílico, que ajudam a controlar a oleosidade e a remover as células mortas superficiais. diferenças demaquilante tonicos adstringente agua termal agua micelar dermatologista dra renata cini 3

 

 

Água Termal

São águas que contém oligoelementos em sua composição como zinco, bóhrio e manganês.

A água termal tem, predominantemente, uma função calmante, além de também possuir uma leve função hidratante. Ela é ótima para ser usada diariamente após o banho e pode ser aplicada em todos os tipos de pele, sobretudo quando o paciente faz uso de ácidos ou possui a pele irritada ou sensível.

Ela também pode ser utilizada após tratamentos dermatológicos como peeling, laser, micro agulhamento ou luz pulsada. diferenças demaquilante tonicos adstringente agua termal agua micelar dermatologista dra renata cini 4

 

 

Água Micelar

Esta super novidade chegou no mercado brasileiro este ano e conquistou o coração das mulheres.

A água micelar contém micelas na sua composição que “agarram a sujeira” da pele gerada pela poluição, filtros solares, maquiagem ou até por outros cosméticos.

Por ter uma consistência aquosa, a água micelar pode ser usada por todos os tipos de pele, inclusive as sensíveis, secas e oleosas.

No dia a dia, ela pode substituir os demaquilantes e tônicos de uma forma que não agrida a pele ou deixe-a pegajosa. diferenças demaquilante tonicos adstringente agua termal agua micelar dermatologista dra renata cini

 

Basicamente, estas são as diferenças entre estes produtos. De qualquer forma, devo lembrar que a limpeza diária e adequada da pele é o primeiro passo para uma pele linda!

Se tiverem qualquer outra dúvida, por favor me avisem.

 

Beijos,

Dra. Renata Cini
CRM 146093

Site: www.drarenatacini.com.br
Instagram: @drarenatacini
Facebook: @DraRenataCini

Comentários

comentários

Deixe um comentário

Written by Dra. Renata Cini
A Dra. Renata Cini é médica pós-graduada em dermatologia e dará dicas incríveis de estética, saúde e beleza aqui no blog.