O espartilho é um dos itens mais antigos da moda. Também conhecido como corset, ele surgiu na Inglaterra no século XVI e passou a ser tendência entre as mulheres de toda a Europa posteriormente. Um fato curioso é que, até o século XIX, sua função principal era a de modelador de forma.

tudo sobre esparilhos

Antigamente, as mulheres utilizavam o espartilho para ter uma postura adequada e também para dar suporte e ressaltarem os seios. Foi somente no século XIX que as principais mudanças começaram a aparecer.

O meu colaborador Matheus Bertoluci pesquisou sobre o tema e descobriu que, com a utilização de ilhóses e barbatanas de baleia, o espartilho passou de um regulador de postura para um moldador de cintura. Assim, a partir deste momento, as mulheres de toda Europa começaram a utilizar o espartilho mais apertado buscando ter a cintura mais fina.

espartilhos cintas modeladoras

 

Espartilhos na moda

Assim que começou a ser utilizado para formatar barrigas finas, o espartilho foi considerado um dos elementos mais característicos da era Vitoriana. Porém, no século XX, a peça começou a perder suas adeptas, especialmente por causa do surgimento do sutiã, que foi apontado como um dos grandes responsáveis pelo fim da moda do espartilho. Por ser uma peça menor e mais confortável, ele ganhou espaço.

saiba tudo sobre espartilhos

Pulando para a década de 1930, quando já não eram mais tão populares, os espartilhos voltaram como tendência através das pin-ups, que adotavam estilo muito característico e até hoje são lembradas. Christian Dior, um dos mais importantes estilistas da França, incorporou esses elementos no chamado New Look.

 

Espartilhos modernos

Alguns espartilhos seguem com o objetivo de modelar a cintura, porém são fabricados com outros tipos de materiais e não são tão apertados, tendo em vista os problemas que podem causar a saúde.

espartilhos cintas modeladoras kardashian (2) espartilhos cintas modeladoras kim kardashian hailey baldwin espartilhos cintas modeladoras kim kardashian

Eles também vêm sendo utilizados por muitas famosas em ocasiões pontuais para fins estéticos, pois apresentam resultados significativos no formato da cintura.

Mas já que falamos das celebridades, temos aqui uma curiosidade do filme A Bela e a Fera, lançado em 2017. Isto pois, a atriz Emma Watson se recusou a usar um espartilho por ser contra ao modelo de beleza antigo.

 

Espartilhos x cintas modeladoras

Ambos parecem ter o mesmo efeito, porém os espartilhos são totalmente diferentes das cintas modeladoras. As cintas são desenvolvidas com materiais modernos e tem como o objetivo modelar, sem fins estéticos.

Elas são projetadas especificamente para cada atividade e, em alguns casos, são comercializadas com o objetivo serem utilizadas durante os exercícios físicos.

Atualmente é possível ver diversas modelos e atrizes aderindo a utilização das cintas modeladoras, sendo que é possível encontrar uma gama gigantesca de opções que variam desde cintas para yoga até cintas para musculação.

espartilhos cintas modeladoras kardashian

Agora, um ponto que precisa ser ressalvado é que mesmo sendo produzidas com materiais modernos, as cintas modeladoras também necessitam de cuidados na aplicação, especialmente devido ao fato de que, se muito apertadas, elas podem atrapalhar a circulação e inibir a movimentação muscular durante a prática de exercícios físicos, algo que acaba prejudicando a atividade.

Isto sem contar que existem algumas cintas de baixa qualidade disponíveis no mercado, não sendo projetadas em tamanhos específicos. Estes modelos geralmente são comercializadas em massa e podem causar problemas graves para quem as utiliza.

O efeito das cintas modeladoras normalmente é temporário, porém a utilização correta por um período mais longo pode trazer resultados efetivos. Apenas tome cuidado e busque orientação profissional para utilizá-las.

Mas se em termos de saúdo o uso do espartilho pode ser limitado, quando o assunto é moda não existem restrições e podemos usar a peça à vontade. Olha só mais algumns looks inspirações dessa trend que tirei do street style:

espartilhos cintas modeladoras espartilhos cintas modeladoras (2)

 

E aí amores, o que acharam desse guest post do Matheus? Vocês são adeptas das cintas modeladoras e dos espartilhos? Eu achei que nas sisters Kardashian até que ficou legal! hihihi

Se você também quiser ter um post publicado aqui no IY, é só me mandar um e-mail para lele@ityourself.com.br.

Beijinhos,

Assinatura-lele

Comentários

comentários

Deixe um comentário

Written by Lelê Gianetti
Brazilian blogger | Life's enthusiast | Photo lover | Dreamer | Reading addicted | Dentist.