Praias de água esverdeada, passeios repletos de história e gastronomia de dar água na boca: esses são apenas alguns atrativos que Recife reserva aos turistas do país inteiro.

o que fazer em recife
Amores, o post de hoje foi enviado pelo Matheus Bertoluci e traz super dicas sobre uma das cidades mais gostosas do Brasil. Ele contou um pouco sobre as praias, a história, a cultura e a gastronomia de Recife.

Se você vai ou está planejando viajar para lá na Páscoa, este post é para você! 😉

dicas culturais e turismo o que fazer em recife pernambuco ityourself

Aqueles que optarem pela capital pernambucana para passar os dias de folga, com certeza encontrarão momentos de paz e tranquilidade. Mas além disso,  a capital pernambucana ainda oferece milhares de atrações e, claro, paisagens que fazem qualquer um se apaixonar.

 

Praias em Recife

Quando falamos sobre as praias de Pernambuco, a primeira coisa que vem à mente são as piscinas naturais, a água morna, o descanso e a alegria. Afinal, quem não fica de bom humor ao ver tantas belezas assim?

A praia da Boa Viagem é a mais conhecida de Recife. São 7 quilômetros de extensão com muita água verdinha, coqueiros e quiosques. Ao cair no mar, apenas respeite os limites indicados nas placas, já que ela costuma ser visitada por tubarões.

Mas além da Boa Viagem, também dê um pulinho em Ipojuca, à 60km de Recife. Por lá, a pedida é a famosa praia Porto de Galinhas. Além de todas as belezas características do nordeste do Brasil, ainda é possível passear de barco e mergulhar pelas águas claras deste lugar maravilhoso.

dicas culturais e turismo o que fazer em recife pernambuco ityourself (5)

 

Um Pouco de História: Recife Antigo

O bairro Recife Antigo e seu entorno é uma parada obrigatória para quem fizer esta viagem. Ele é perfeito para os amantes da história brasileira.

A arquitetura dos casarões e os paralelepípedos conservados são uma atração à parte. Passe pelo Marco Zero, pela Rua do Bom Jesus, pelo Forte das Cinco Pontas e pela Torre Malakoff. É uma verdadeira aula de história e arquitetura da melhor maneira possível, a céu aberto.

Uma boa maneira de conhecer o bairro é a pé ou pedalando. Nos domingos e feriados, uma ciclofaixa fica disponível para os visitantes das 7h às 16h e apresenta três rotas: do Bairro da Jaqueira até o Marco Zero, da Boa Viagem até o Marco Zero e da Lagoa do Araçá ao Marco Zero. Para garantir a segurança de todos, ela conta com operadores de tráfego que orientam ciclistas e motoristas.

dicas culturais e turismo o que fazer em recife pernambuco ityourself (3)

 

Casa da Cultura

Quer levar uma lembrancinha da viagem para casa, mas não sabe ao certo onde procurar? A dica é a Casa da Cultura.

O prédio é tombado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, a Fundarpe. Por lá, você vai encontrar cerca de 130 lojas com os mais diversos tipos de artesanato. São peças de barro, cerâmica, renda, redes, tapetes, bonecas e mais uma infinidade de objetos. Os trabalhos são produzidos por artesãos de mais de 150 municípios.

Além disso, o anfiteatro frequentemente recebe grupos de dança, apresentações musicais e várias outras manifestações culturais. Uma curiosidade muito interessante é que no passado este mesmo espaço foi criado para ser a Casa de Detenção de Recife.

dicas culturais e turismo o que fazer em recife pernambuco ityourself (4)

 

Gastronomia

Não há nada melhor do que experimentar sabores que ficarão guardados na memória pelo resto da vida! Bom, isto é o que mais encontramos em Recife quando o assunto é alimentação. Afinal, a cidade é um dos polos gastronômicos do nordeste brasileiro.

Galinha à Cabidela, carne de sol, carne de bode, feijoada pernambucana e vários pratos à base de frutos do mar: todos são uma boa pedida para o almoço. Quando for pedir a sobremesa, a sugestão fica para o bolo de rolo, reconhecido como patrimônio imaterial de do estado de Pernambuco. Ele é parecido com um rocambole, mas vai recheado com goiabada e a dica é saboreá-lo em fatias bem fininhas. Outra boa opção de sobremesa é o cartola, uma espécie de crepe em forma de chapéu recheado com banana com queijo e um pouco de canela. Praticamente todos os restaurantes têm essas delícias no cardápio.

Os melhores restaurantes de Recife estão localizados no eixo entre Boa Viagem e Pina. E aqui deixo ainda uma dica extra: que tal conhecer um dos restaurantes mais antigos do Brasil? O tradicional Restaurante Leite, foi inaugurado em 1882 e fica no bairro de Santo Antonio.

dicas culturais e turismo o que fazer em recife pernambuco ityourself (7) dicas culturais e turismo o que fazer em recife pernambuco ityourself (6)

 

Para finalizar, deixo ainda algumas outras sugestões de programas e passeios clássicos. Mergulhe pelos naufrágios, dê um pulinho em Olinda, visite o Convento de São Francisco, a Igreja e o Mosteiro de São Bento, a Oficina Cerâmica Francisco Brennand, veja o pôr do sol do Alto da Sé, vá aos Armazéns do Porto e, se você você for fã de futebol, vale a pena procurar por jogos de futebol dos times mais tradicionais da cidade, o Sport, o Náutico e o Santa Cruz.

E aí amores, o que acharam desse guest post do Matheus? Eu nunca fui para Recife, mas depois de ver tudo isso que ele contou pra gente, confesso que a cidade entrou na minha lista de lugares para conhecer! Eu amooooo o nordeste desse nosso Brasil lindo!

Se você também tem vontade de ter um post seu publicado aqui no meu blog, é só me mandar um e-mail para lele@ityourself.com.br.

Beijinhos,

Assinatura-lele

Comentários

comentários

Share:

Deixe um comentário

Written by Lelê Gianetti
Brazilian blogger | Life's enthusiast | Photo lover | Dreamer | Reading addicted | Dentist.