A Vinheria Percussi é um restaurante especializado na enogastronomia, focando num menu italiano contemporâneo e em vinhos de qualidade.

vinheria-percussi-pinheiros-menu-degustação-bottarga-ityourself (49)

Amo menus degustação, especialmente quando eles são harmonizados. Então, fiquei super feliz de ter sido convidada pra conhecer o menu especial que a Vinheria Percussi preparou.

Fui jantar lá com meu noivo no início do mês de março e tivemos uma experiência muito legal. Quem me acompanha no Snapchat lele_gianetti já tem uma ideia do quanto eu gostei. Aliás, se você ainda não me segue, pega seu celular e corre lá pra me seguir no snap.

vinheria-percussi-pinheiros-menu-degustação-bottarga-ityourself (51)

Voltando a falar do jantar, as estrelas do menu eram a Bottarga, considerada o caviar mediterrâneo, e os espumantes da Franciacorta. A Bottarga é muito consumida na região da Sicília e é feita de ovas de tainha, prensadas e conservadas em sal, especiarias e cera de abelha

O menu que nós provamos se chama Estate, Bottarga e Franciacorta (R$ 195) e é harmonizado com 3 taças de espumante, uma para cada “fase” do jantar.

Além do menu degustação, o Couvert também está incluso neste valor. E foi exatamente com ele que nós começamos.

vinheria-percussi-pinheiros-menu-degustação-bottarga-ityourself (7)

O couvert traz uma cestinha com pão italiano e uma focaccia que é simplesmente sensacional. Ela fica excelente tanto com o azeite quanto com a manteiga.

De entrada, veio a Straciatella & Bottarga, chamado de “Per Cominciare” no cardápio.

vinheria-percussi-pinheiros-menu-degustação-bottarga-ityourself (8)

É um excelente começo para o menu, onde temos a Straciatella de Burrata, o recheio da Burrata, servido com duas lascas de Bottarga.

Ela é bem levinha e a combinação da Bottarga com a Burrata ficou incrível.

vinheria-percussi-pinheiros-menu-degustação-bottarga-ityourself (9)

O casamento com o espumante Brut Ópera ‘Vinheria Percussi’ VSQ Le Marchesine ficou incrível e é impressionante como o espumante ressalta o sabor da entrada.

A próxima etapa do menu era o Antipasto. Aqui eles serviram Cozze & Vongole In Giazzetto Pepato.

vinheria-percussi-pinheiros-menu-degustação-bottarga-ityourself (12)

Aqui temos mariscos e vôngoles temperados, ensopados e levemente apimentados servidos junto com 2 torradinhas. O espumante que acompanha é o Brut Ópera Rosé VSQ Le Marchesine.

Olha. eu não sou a maior fã de mariscos, mas este aqui estava bom. Porém, pra mim, mais interessante do que os mariscos e vôngoles, foram as torradinhas com o ensopado picante. Estava uma delícia!

vinheria-percussi-pinheiros-menu-degustação-bottarga-ityourself (11)

Depois do antipasto, veio o Piatto Caldo. Eles serviram Calamarata alla crema & Bottarga acompanhado do espumante Franciacorta Extra Brut DOCG Le Marchesine.

Este aqui é o prato principal e foi super interessante, me surpreendeu bastante.

vinheria-percussi-pinheiros-menu-degustação-bottarga-ityourself (15)

Aqui temos uma massa seca italiana, a calamarata, que tem este nome por ser em formato de anéis de lula, servida com manteiga, creme de leite e Bottarga Gold.

A massa é mara e o molho é ótimo… foi bem surpreendente, com certeza o meu preferido da noite!

vinheria-percussi-pinheiros-menu-degustação-bottarga-ityourself (21)

O sabor da Bottarga é bem mais pronunciado neste. o que torna o prato bem inusitado e, acima de tudo, suculento.

Ah, e aqui foi impressionante como o espumante harmonizou bem. O sabor da Bottarga ficou ainda mais evidente, deixando o prato ainda mais interessante.

De sobremesa, eles prepararam uma Tartara di anasas alla menta.

vinheria-percussi-pinheiros-menu-degustação-bottarga-ityourself (27)

Aqui temos cubinhos de abacaxi gelado e caramelizados (uma espécie de tartar de abacaxi) que vem envoltos por uma calda de hortelã.

É uma sobremesa muito diferente, refrescante e ideal para os dias mais quentes. Foi a primeira vez que comi o abacaxi preparado desta maneira.

vinheria-percussi-pinheiros-menu-degustação-bottarga-ityourself (25)

Particularmente, eu adorei. O abacaxi estava uma delícia e ficou ótimo caramelizado e casou muito bem com a calda de menta.

Pra fechar, tomamos um cafezinho da Lavazza que eu amo. O café ainda vem acompanhado de biscoitinhos até macarrons. #lelegordinha

vinheria-percussi-pinheiros-menu-degustação-bottarga-ityourself (28) vinheria-percussi-pinheiros-menu-degustação-bottarga-ityourself (42)

Mais um incremento pra gente fechar o jantar com chave de ouro. Amo macarrons, me faz lembrar dos dias que passei na França.

Enfim amores, o jantar foi sensacional… super requintado e com uma harmonização incrível preparada pela Vinheria Percussi. Eles acertaram em cheio!

vinheria-percussi-pinheiros-menu-degustação-bottarga-ityourself (44) vinheria-percussi-pinheiros-menu-degustação-bottarga-ityourself (47) vinheria-percussi-pinheiros-menu-degustação-bottarga-ityourself (45)

Aliás, preciso ressaltar que o maître Jonas foi super simpático e tirou todas as nossas dúvidas durante o jantar. Ele, mesmo que indiretamente, me ajudou bastante a escrever este post aqui.

A única coisa ruim é que este menu especial já acabou (foi somente durante o período de 26/2 a 13/3), uma pena.

Então, se você quiser conhecer a enogastronomia da Vinheria Percussi, corre lá pra Rua Cônego Eugênio Leite, 523 – Pinheiros.

Beijinhos,

Assinatura-lele

Comentários

comentários

Share:

    2 Comentário(s)

  1. Lamberto e Silvia Percussi 27/04/2016 - 04:04:28
    Querida Lelê! Que felicidade é saber o quanto gostou da sua experiência em nossa casa e com o Menu Bottarga! Obrigado por compartilhar suas impressões e esperamos vocês e seus leitores numa próxima ocasião. Seja para o menu à la carte ou para menus especiais. Serão muito bem-vindos à Vinheria ❤️ Beijos Lamberto e Silvia
  2. Lelê Gianetti 28/04/2016 - 12:04:19
    Olá Lamberto e Silva Percussi, tudo bem? A experiência foi incrível e com certeza eu voltarei em breve! Beijinhos,

Deixe um comentário

Written by Lelê Gianetti
Brazilian blogger | Life's enthusiast | Photo lover | Dreamer | Reading addicted | Dentist.